Brasil

logo-ubam-site

 

UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia

www.ubammusicoterapia.com.br
www.revistademusicoterapia.mus.br
www.facebook.com/ubammusicoterapia
www.instagram.com/ubam.musicoterapia

A UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia fundada em 24 de outubro de 1996 na cidade do Rio de Janeiro no Conservatório Brasileiro de Música com a presença de representantes das Associações de Musicoterapia do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Nesta data ficou estabelecido que a UBAM se constituísse de uma sociedade sem fins lucrativos. Com prazo indeterminado onde congregará as associações de Musicoterapia do Brasil com base no regime representativo de colegiado.mt_brasil_logo

Desde então a mesma e sua secretária eleita com mandado bienal tem trabalhado para a regulamentação da profissão de Musicoterapeuta, representar e defender os interesses em nível nacional e internacional, das associações de musicoterapia e seus profissionais associados, promover o desenvolvimento, a  aplicação e divulgação da Musicoterapia, além de zelar pelo cumprimento do código de ética, promover intercambio entre profissionais e estudantes da área tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Durante estes dezessete anos de existência foram realizados quatorze Simpósios Brasileiros de Musicoterapia (trienais) e doze Encontros Brasileiros de Pesquisa em Musicoterapia (anuais) com a exposição de mais de quinhentos trabalhos na nossa área de atuação seja em pesquisa, dissertações de Mestrado, Doutorado ou Trabalhos de Conclusão de Curso. Nosso último evento foi em Olinda com a coordenação das Associações de Musicoterapia do Nordeste, Piauí e Bahia, apoio das Faculdades de Ciências Humanas de Olinda em outubro de 2012, cujos trabalhos estão inseridos nos Anais publicados em nossa pagina na web. Nossa Revista Brasileira de Musicoterapia encontra-se na décima terceira edição e possui a qualificação B4 na Área de Artes-Música e B5 na Área de Psicologia, sendo que na revista nº 13, recebemos o ISSN 2316-994X (International Standard Serial Number) para publicação de revista eletrônica, este código é aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.

Contamos hoje com mais de três mil Musicoterapeutas cadastrados em nossas Associações. Estas são em numero de quinze:

  • Associação Baiana de Musicoterapia (ASBAMT)
  • Associação de Musicoterapia do Pernambuco (AMT-PE)
  • Associação de Musicoterapia do Piauí (AMT-PI)
  • Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro (AMT-RJ)
  • Associação dos Profissionais e Estudantes de Musicoterapia de São Paulo (APEMESP)
  • Associação dos Profissionais e Estudantes de Musicoterapia de Minas Gerais (APEMEMG)
  • Associação de Musicoterapia do Paraná (AMT-PR)
  • Associação de Musicoterapia do Distrito Federal (AMT-DF)
  • Associação Goiana de Musicoterapia (AGMT)
  • Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul (AMT-RS)
  • Associação Catarinense de Musicoterapia (ACAMT)
  • Associação de Musicoterapia do Maranhão (AMT-MA)
  • Associação de Musicoterapia do Pará (AMT-PA)
  • Associação de Musicoterapeutas do Espírito Santo (AMTES)
  • Associação de Musicoterapia do Ceará (AMT-CE)

Os cursos de Graduação em Musicoterapia estão contemplados em quatro Universidades Pública (Unespar, UFG, UFMG e UFRJ)  e três privadas (CBM, EST e UniFMU).

Nossos profissionais atuam nas áreas da Educação (escolas, consultórios particulares, rede publica municipal e escolas de educação especial), na Saúde (SUS – Centros de Atendimento Psicossocial, Hospitais, casas de repouso e albergues, Centros de atendimento especializados) e na área social (SUAS – CRAS e CREA). Possuímos uma nova família no Código Brasileiro de Ocupações – Profissionais das Terapias Criativas e Equoterápicas – 2263, Musicoterapeuta 2263-05 publicado em 15 de janeiro de 2013.