Congreso

Colombia | 2020

Brasil | 2016

Bolivia | 2013

Colômbia | 2010

Chile | 2007

Montevideo | 2004

Argentina | 2002

Desde 2001 o Comitê Latinoamericano de Musicoterapia preocupado em estender os campos de conhecimento e atuação da Musicoterapia, divulgar e incentivar a pesquisa científica, tem organizado a cada três anos um Congresso Latinoamericano de Musicoterapia (CLAM). De acordo com o combinado com os membros do Comitê acda um dos países participantes se encarregaria de sediar este evento.

Foi assim em 2001/2002 quando a Argentina recebeu o I Congresso Latinoamericano e III Encontro Latinoamericano de Musicoterapia em Buenos Aires dentro da Facultad de Medicina de la Universidad de Buenos Aires de 4 a 6 de abril de 2002 com a presença dos MT Claudia Mendonza, MT Cecília Conde, Dr. Rolando Benenzon e MT Rodolfo Fahrer entre outros.

Em 2004 foi a vez do Uruguai, que apesar de não ter nenhuma graduação em Musicoterapia patrocinou o evento através da ASUM, Asociación Uuguaya de Musicoterapia na sede da Universidade católica do Uruguay Dámaso Larrañaga (UCUDAL) contando com mais de 400 pessoas, contando entre estes muitos interessados em que a graduação fosse efetivada neste país. Contou com a participação do Dr. Clive Robbins.

 O Chile foi o País escolhido para sediar o III CLAM em 2007. Este ocorreu na Universidad de Chile em Santiago nos dias 17 a 21 de julho de 2007. Seu tema foi: Musicoterapia na América Latina: Identidade e Cultura. Teve como convidados o Dr. Even Ruud da Noruega e a Dra Marly Chagas do Brasil.

 Já no ano de 2010 os estudantes e profissionais de Musicoterapia da América latina conheceram Bogotá na Colombia onde ocorreu o IV CLAM. Sediado pela ACOLMUT (asociación Colombiana de Musicoterapia) na sede do Centro Empresarial Chapinero dela Cámara de Comercio de Bogotá. Contou com a presença entre outras das Dras Lia Rejane do Brasil e Cheryl Dileo, EUA.

Sucre capital histórica da Bolivia foi a sede em 2013 do V CLAM onde a MUSAB (Musicoterapia Asociación Boliviana) promoveu na Faculdad de Medicina um lindo encontro onde as raízes culturais, a comunidade e a natureza foram celebradas.